O principal diferencial da metodologia é o de fomentar a criatividade, o empreendedorismo e com eles a inovação. A exigência do trabalho em grupo, advinda dessa metodologia proporciona além de uma melhor compreensão do mundo tecnológico, a adoção de posturas mais flexíveis e cooperativas necessárias à vida em sociedade.
Reunindo as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a metodologia STEAM estará presente no Sesi Escola através do Espaço Maker, onde o estudante estará inserido no universo da educação tecnológica, do empreendedorismo e da inovação. Tudo isso com a "mão na massa", ou seja, vai aprender fazendo.
Imprescindível nos dias atuais, o ensino do inglês em sistema bilíngue faz parte da matriz curricular e é ofertado para os estudantes da Educação Infantil até o 9º ano. O ensino proporciona benefícios ligados à memória, escuta, concentração e compreensão textual.
O aluno frequenta o período normal de aulas e o contraturno participa das aulas de apoio Pedagógico, de dois a três dias na semana.
O Projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma parceria entre Sesi e SEBRAE, com o teve seu início no ano de 2015. Os professores foram capacitados para trabalhar com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final deste foi realizada a Feira do Empreendedor nas duas escolas com grande participação dos pais. Foi evento grandioso que fechou com chave de ouro esse projeto.
Os alunos da Educação Infantil e 1º ano das duas unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande, tem em seu currículo aulas de Libras, onde aprendem uma nova língua através de sinais. O Projeto "LIBRAS" - Língua Brasileira de Sinais - visa o trabalho com o conhecimento e respeito às pessoas com deficiência auditiva, mostrando a importância da interação social entre surdos e ouvintes.
O Sesi Escola nas atividades de musicalização procura desenvolver e conservar ha¬bilidades da criança que contribuam com o desenvolvimento de seu processo de inte¬ração, comunicação e expressão verbal e corporal, em todas as suas manifestações, e da afetividade que a música desenvolve e aprimora. A atividade de musicalização, de forma geral, trabalha com estímulo a organização interna do indivíduo, a disciplina, a sensibilidade, o respeito para com o outro, a sociabilização, a expressão e o autocontrole, que são "ingredientes" básicos para um caráter saudável.
A Biblioteca de Turma visa ampliar a cultura letrada nas unidades escolares do Sesi. A biblioteca móvel apresenta meta para os alunos e quem gerencia é o próprio professor, designado pela coordenação pedagógica.
A metodologia é referência em educação socioemocional, desenvolvendo habilidades e competências recomendadas para os profissionais que irão atuar no futuro, de acordo com a ONU e com o Ministério da Educação. Mais de mil escolas são conveniadas a este, que é o maior e mais completo programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, criado pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, autor mais lido da última década.
O professor é um dos principais responsáveis para a garantia de uma educação de qualidade, pois é o fator intraescolar que mais influencia no desempenho dos alunos. Por isso o Sesi investe na formação continuada e realiza anualmente a Semana Pedagógica e o Seminário Regional da Rede Sesi de Educação. Os nossos professores já têm contempladas na sua carga horária as horas atividades destinadas à formação continuada. No decorrer do ano, acontece mensalmente as horas estudo.