17/11/2020
Os grandes vencedores da segunda edição do Hackateen Sesi Escola foram anunciados durante o evento ‘O Novo Ensino Médio tá ON’, realizado pelo Sesi MT e IEL na quinta-feira (12). A competição envolveu aproximadamente 200 estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio das unidades de Cuiabá e Várzea Grande.
Com oito horas diárias de atividades, a maratona ocorreu de forma virtual nos dias 10 e 11 e teve como objetivo incentivar a capacidade criativa e inovadora dos alunos e fomentar o desenvolvimento de soluções para problemas reais, tanto das indústrias quanto da sociedade.
“Os alunos foram divididos em 26 equipes e tiveram que analisar os problemas, gerar ideias inovadoras, desenvolver um modelo de negócios utilizando o business model canvas e prototipar as soluções”, informa o analista de Educação do Sesi MT, Rogério Durães, acrescentando que os participantes precisaram defender, ainda, a ideia para uma banca avaliadora, por meio do Elevator Pitch de dois minutos.
A grande vencedora foi a equipe Airclean, composta pelos jovens Julia Oliveira Duarte (2º ano, Várzea Grande), Daniel Vieira Soares, Edson Tomicha e Felipe Correia (2º ano, Cuiabá).
A segunda colocada foi a equipe Pantacer, com os alunos Anna Carolina Costa, Bianca Moreira, Wiron Gustavo (2º ano, Várzea Grande), Luiz Felipe Zambrim (3º ano, Cuiabá) e Keisy Koch (2º ano, Cuiabá).
Já a terceira equipe premiada foi a B-Fit, com Isabel Carvalho e Emanuelly Gomes (2º ano, Várzea Grande), Mariah Sales (3º ano, Cuiabá) e João Victor Oliveira (2º ano, Cuiabá). Todos receberam troféus e medalhas.
Ideias inovadoras
Foi pensando na qualidade de vida que a equipe Airclean desenvolveu o projeto vencedor: robôs de custos acessíveis para fazer, de forma autônoma, a identificação e o tratamento do ar em ambientes fechados.
“Os equipamentos possuem diversos sensores e unidades de tratamento e os robôs serão capazes de eliminar desde odores e gases até microorganismos, como vírus aéreos, fungos e bactérias presentes no ar, assim melhorando sua qualidade de vida e otimizando seu tempo”, explica a aluna Julia Duarte
Segundo ela, na correria do dia a dia, as pessoas acabam, muitas vezes, não lembrando da qualidade de vida, mas diversas doenças podem ser desencadeadas pelo ambiente em que vivemos. “Neste aspecto, a qualidade do ar é algo que precisa ser levado em conta para ter boas condições de vida, por isso, focamos nosso projeto na melhoria do ambiente”.
A segunda equipe desenvolveu uma solução para diminuição das queimadas e focos de incêndio, realizada por meio de monitoramento das áreas com maiores índices de queimada e baixa umidade.
“O Ano de 2020 tem sido um ano com altos índices de incêndios ambientais, prejudicando o ar e o solo. Pensando nessa situação, surgiu a Estacaboom, um produto criado para evitar a propagação de queimadas. O produto será fixado no solo através de pés auxiliares acompanhado de um pavio localizado na parte superior do equipamento, que após ter contato com o fogo libera um pó químico”, conta Anna Carolina Costa.
Ela acrescenta que o composto é excelente para combater incêndios pois interrompe a cadeia de combustão do fogo e não conduz eletricidade, além de abafar as chamas e impedir que elas se propaguem. “O pó utilizado também funciona como fertilizante no solo”.
Já a equipe B-Fit, que conquistou o terceiro lugar, propôs um aplicativo gamificado para estimular a prática de atividade física, tanto nas empresas quanto nas residências. “Os participantes receberiam benefícios de acordo com o desenvolvimento das atividades físicas para dar maior engajamento”, aponta a aluna Isabel, que fez a demonstração do projeto do próprio celular, na empresa onde trabalha.
A coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, salienta que, baseado em STEAM, a instituição tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino que foquem em resoluções de problemas. “Incentivamos os jovens a buscarem soluções inovadoras, promovendo, assim, o protagonismo, desenvolvendo autonomia e criticidade deles. Ações como essas, que se aproximam da realidade e contribuem, significativamente, para o desenvolvimento da sociedade”, finaliza.