Uma escola de qualidade promove o desenvolvimento integral de seus alunos, fazendo-os crescer, tanto intelectualmente, quanto moralmente, valorizando-os como seres sociais e indivíduos. A Educação praticada no Sesi Escola tem a vida como ponto de partida e de retorno. Por essa razão toda a aprendizagem é direcionada para o desenvolvimento humano e estabelece:
A conexão constante da nossa Pedagogia com o cotidiano dá-se através do tratamento didático dos temas e de Projetos Educacionais, nos quais são discutidos e aprofundados acontecimentos sociais, permitindo o conhecimento sistêmico do mundo e o aprendizado compartilhado com os outros. Para acompanhar o dinamismo do cotidiano, são proporcionadas atividades diversificadas que permitem a confrontação e consolidação dos temas abordados nos projetos no processo de transformar informações em dados e conhecimento. Para dar sustentação ao processo são realizadas aulas de campo, visitas às empresas, creches, museus, zoológicos, comunidades ribeirinhas, monumentos históricos, entre outros.
O currículo no Sesi Escola é um projeto de pesquisa na ação. Nele educadores e educandos orientados pelas demandas do mundo contemporâneo e por sua experiência cultural contextualizam os programas oficiais da rede, mediados pelos materiais didáticos e demais recursos pedagógicos. Ambos ampliam competências: os alunos naquelas que lhes são requeridas pelo processo de escolarização e os professores na sua própria capacidade de ensinar.
Os projetos desenvolvidos pelas Unidades Escolares são o ponto de partida para um trabalho amplo e contextualizado que relaciona as questões teóricas e práticas, as quais refletem a dinâmica e os temas debatidos na sociedade local e mundial. A proposta Educativa do Sesi Escola, além de buscar a excelência da qualidade de ensino, tem como objetivo contextualizar e vivenciar a construção do conhecimento dentro e fora de sala.
Teve seu início em 2016 na escola de Cuiabá com o objetivo de reforçar com os alunos as competências necessárias para a realização do ENEM.
Um projeto realizado na Educação Infantil, que visa orientar os hábitos alimentares dos alunos. Por meio de aulas práticas com o manuseio dos alimentos, tendo as frutas como cardápio principal, os alunos degustam as mesmas e conhecem a importância da boa alimentação, o que possibilita mudanças comportamentais na educação alimentar.
Tem como objetivo atender a diversidade da demanda Escolar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II das Unidades Escolares do Sesi/MT, com ênfase nos alunos com altas habilidades e ou deficiências que impactam no seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Em decorrência desse projeto foi criada a Sala Diversidades para a realização do trabalho pedagógico. Funciona como um apoio pedagógico para esses alunos com necessidades educacionais especiais. É um espaço organizado para atender alunos especiais com diagnósticos, denominado sala de recurso.