13/03/2024
Os professores do Sesi Escola Cuiabá não perdem a oportunidade de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora ainda falte oito meses para a prova, a turma do 3° ano explorou a aula regular de ciências humanas sob a perspectiva de como esse conteúdo é abordado nas questões da prova nacional.
O que mais chamou atenção do aluno Daniel Oliveira durante a atividade foi a dinâmica de responder as questões com as plaquinhas que traziam as letras A, B, C, D e E como alternativa às respostas. “A discussão foi natural e comum, mas trouxe conteúdo da apostila de humanas que, segundo a professora, despenca no Enem e precisamos estar atentos a isso”, disse o jovem.
A aula despertou em Mariana Escame o interesse pelos temas taxas de natalidade, mortalidade e a expectativa de vida na formação da pirâmide etária. Ela conta que também gostou de saber como a estrutura demográfica de um país pode revelar informações sobre a sociedade e economia local. “Os temas foram trazidos de forma leve e atrativos. Consegui resolver as questões com tranquilidade. Pude aprender o conteúdo de uma forma fácil e eficiente”, afirma a jovem.
Para a coordenadora do Ensino Médio (EM) do Sesi, Heloisa Helena Borges, essa metodologia utilizada pelos professores é importante para o aluno ficar mais familiarizado com a dinâmica do Enem. “Isso dá mais segurança ao aluno e o deixa mais confortável para realizar o exame nacional”, ressalta.